A placa de vídeo ou placa aceleradora tem como objetivo transmitir os sinais de imagens da placa mãe para o monitor. As placas mais sofisticadas possuem um processador chamado de GPU e memória RAM próprias, ou seja, seu desempenho não depende dos componentes de computador.
Quanto mais memória RAM a placa VGA possuir , maior será o poder de aceleração gráfica. E a dica de hoje é uma placa de vídeo que promete transformar os computadores para jogos: a Gforce Titan , que vem com tecnologia utilizada em super computadores.
Um exemplo de placa de vídeo aceleradora é a Nvidia Titan.
Ela conta com 2688 núcleos de potência para jogar, proporciona uma interface de 384 bits, rodando a 6 Gbps , para trabalhar com 288 GB/s de potência e rodar jogos de alta resolução.
Esta é a Gforce Titan:
A Gforce Titan tem um sistema de refrigeração muito complexo: uma câmara com uma quantidade miníma de água purificada e conforme a GPU , aquece a água, evapora e remove o aquecimento dos chips. Este sistema funciona semelhante ao Water – Cooler, porém não necessita de tubulação , porque é totalmente vedado.
A placa de vídeo tem um processador GK110, com 2.688 núcleos , que pode chegar até 4,5 teraflops por segundo.
(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)
A memória RAM é de 6Gb DDR 5 e pode transmitir até 288,4 GB/s, isso permite rodar jogos no máximo da resolução, sem perder desempenho.
A Nvidia decidiu aprimorar na Titan o recurso GPU Boost, um sistema que faz aumentar o clock do processador até que o limite de energia fosse atingido. Na versão 2.0 utilizado na Titan, ele não depende da energia, mas da temperatura da GPU… enquanto ela não atinge o ponto máximo da temperatura, o clock da placa vai aumentando.
A Titan veio para revolucionar mesmo o mercado de games e placas , mas esta placa tem um custo de R$ 4.000,00 no mercado.
Segue abaixo uma lista das especificações técnicas da Titan:
Tecnologia NVIDIA® TXAA™
NVIDIA GPU Boost 2.0
Tecnologia NVIDIA PhysX®
Tecnologia NVIDIA FXAA™
NVIDIA Adaptive Vertical Sync
NVIDIA Surround™
Compatibilidade com quatro monitores simultâneos, incluindo:
-Dois DVI Dual-link
-HDMI1
-DisplayPort 1.2
Microsoft DirectX 11.1 API (nível de recurso 11_0)
Habilitada para NVIDIA Project SHIELD™
Habilitada para NVIDIA 3D Vision®2
Habilitada para NVIDIA SLI®
Tecnologia NVIDIA CUDA®
Suporte a PCI Express 3.0
Suporte a OpenGL 4.3
Suporte a OpenCL™
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br