Olá pessoal!
Até o dia 02 de fevereiro de 2015, foram feitas coletas de informações de todos os dispositivos que acessaram a loja Google Play, para verificar qual o sistema operacional mais utilizado para “mobile”. A pesquisa, que durou sete dias, mostrou quais são as versões mais utilizadas atualmente e as menos utilizadas também, além de apontar como está a receptividade para o “recém-chegado” Lollipop (ou versão 5).
O Sistema Operacional do Google para “mobile” (dispositivos móveis) soma quase 300 milhões de usuários pelo mundo, como pode ser visto no gráfico abaixo.
Entre todos esses usuários existe uma divisão das várias versões lançadas do Sistema Operacional. Confira o gráfico de FEVEREIRO DE 2015:
No gráfico mostrado é possível notar o destaque que o Kitkat conquistou nos usuários em relação as outras versões do Sistema Operacional Android e também nota-se a presença ainda tímida da nova versão Lollipop com apenas 1,6% dos usuários.
Se você olhar o gráfico e juntar todas as versões Jelly Bean( Que somam 44,5%) e KitKat (que sozinha tem 39,7) temos um total de 84,2% de todos os aparelhos rodando Android, “espremendo” assim o uso das versões mais antigas e atrasando a migração para a nova versão.
Se as mudanças para o novo sistema (Lollipop) continuarem em ritmo lento, pode provocar alguns contratempos para os próprios usuários, desenvolvedores de app’s e até para a própria Google.
Deixando de migrar para o novo S.O. o usuário pode deixar o seu dispositivo vulnerável a ameaças cibernéticas (malwares, adwares, etc) e pode não aproveitar as melhorias oferecidas do novo sistema. Já os desenvolvedores tem que se ater a fazer aplicativos compatíveis com várias versões (antigas e novas) para poder atingir a todos, gerando maior dificuldade no desenvolvimento. Para o Google, ver seu “novo produto” com aceitação tão baixa assim não é nada agradável, pois são investidos montantes de dólares em um Sistema Operacional.
Você é usuário Android ? Poste sua experiência com a plataforma. Qual sua versão? O que acha dela? Deixe sua opinião nos comentários.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br