Olá pessoal! Bom estar mais uma semana aqui com vocês… Hoje eu vou falar sobre um assunto de interesse de todos os usuários de Sistema Android, seja em um tablet ou em um smartphone ou em um netbook, que já estão sendo comercializados com Android 2.3.
Muitas pessoas encontram restrições na hora de remover alguma aplicação que não seja interessante no seu dispositivo: uma mensagem dizendo “você não tem permissão de Root (ou de Superusuário) para remover esta aplicação”.
Fica subentendido que você é obrigado a conviver com um aplicativo que voê não gostou, nunca usou ou não faz a menor ideia de sua utilidade. Como resolver isso?
Tenho uma solução para smartphones da Samsung, ou seja, isso não significa que o procedimento vai funcionar em todos os aparelhos que possuam este sistema operacional instalado. A responsabilidade é sua, mas não custa tentar.
Podem pensar que estou fazendo algo ilegal, por ensinar maneiras de burlar uma restrição padrão de um Sistema Operacional.. mas não é ilegal pois como eu mesmo falei em artigos anteriores, o Android é um Sistema Operacional baseado em Linux e o Linux é um Sistema de Código Aberto ou Open Source, portanto não há nada ilegal nisso.
Vale lembrar que as alterações podem não dar certo e danificar seu dispositivo. Cientes disso, vamos aos procedimentos…
Para instalar qualquer aplicação no seu dispositivo com Android é preciso estar conectado à Internet, seja via cabo ou Wireless.
- Baixe o aplicativo Blackmart Alpha – ele permite localizar e instalar aplicativos de forma rápida, incluindo os que a gente encontra no Google Play e até mesmo os que não encontramos;
- Feito isso, baixe e instale o Superuser – ele permite usar ferramentas de Superusuário, como fazer backup dos dados para um cartão SD;
- Depois baixe e instale o Superuser Elite – que nada mais é do que um pacote de recursos adicionais que estavam desabilitados no Superuser;
- Para ativar todos os recursos do Superuser, baixe e instale mais um aplicativo: o SU Update Fixer, que vai ativar de vez o usuário Root em seu dispositivo;
- Por fim, baixe e instale o Root Tools, que vai permitir desinstalar aqueles programas que eu comentei lá no início do post.
É importante salientar que antes de fazer qualquer alteração em seu dispositivo, faça uma consulta na Internet do assunto “root modelo do seu dispositivo“, por exemplo: para descobrir os meios de liberar o usuário root no meu dispositivo, “root GT I5500B“.
Mas seguindo esta sequência de procedimentos você terá a possibilidade de liberar o usuário Root (ou Superusuário) em seu dispositivo.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br