Olá! Ao ligar o seu computador você aperta o botão de Power One??? Em apenas alguns minutinhos o computador já está pronto para uso… mas o que será que acontece a cada segundo no computador quando você liga a máquina ? Antes ou depois do Boot eu posso afirmar que existe muito mais coisas do que você possa imaginar.
Pq devemos saber o que acontece de tão especial?
Você pode melhorar seu desempenho como um bom e sábio técnico de informática, resultando em uma menor perda de tempo e até saber o que acontece nestes poucos segundos que sucedem o momento em que pressionou o botão.
Quando o assunto é computador e principalmente a parte física, falar da placa-mãe é algo quase indispensável. E este grande conjunto de placas (a placa-mãe nada mais é do que um grande grupo de pequenas placas de circuitos unidos por uma micro-solda, por isto não podemos flexionar muito a Motherboard, pode quebrar as trilhas de solda, resultar em uma boa placa-mãe estragada), no momento em que conectado com uma fonte de alimentação, será ligado, ou seja, não precisaremos da pilha da CMOS e nem se preocupem pois a energia puxada para ligar a placa- mãe é tão pouca, que nem é sentida no bolso… isso faz com que ao apertar o botão para ligar a máquina, seja enviado um pulso pequeno de energia para a nossa fonte de alimentação, ligando então a placa-mãe e seus dispositivos.
Caso o processador esteja bem conectado na Motherboard, a placa dará um bip. Obs: Os bips apenas acontecem se tiver um Bip da placa (dispositivo que é encaixado junto com o Front Pane (painel frontal) . A placa pode não dar bip se estiver queimada ou com uma dessas trilhas quebradas. Para saber se as trilhas estão corretas podemos utilizar o multímetro no teste de continuidade, o que vai trazer um grande problema.
Nesta parte é feita uma checagem de Hardware. Um dos grandes problemas que podem acontecer é um pino torto ou quebrado e até um processador mal encaixado, gerando uma série de bips curtos. No encaixe sempre deveremos ver o Pino Zero… na parte superior do processador aparece um triângulo, que deve ser encaixado na parte superior do Socket , com o mesmo desenho.
Outro dispositivo que é procurado nesta parte da inicialização é a memória RAM. Se não tiver nenhuma ou se estiver mal colocada gera outros bips… lembrando que os bips podem ser diferenciados dependendo da sua família de processador, por isso tente estudar um pouco sobre os bips. Isso ajuda a poupar muito tempo e muita dor de cabeça!
Após toda a checagem de hardware, que ainda contém a verificação dos outros componentes, como a placa de vídeo, o HD e os dispositivos de Cd/Dvd são vistos mesmo depois… o computador apenas liga e verifica se eles estão ali e se não estiverem o hardware não acusará nenhum erro… para ele não será um problema para ligar o computador, apenas vai causar um erro para usar o nosso O.S.
Se estiver tudo correto, então virá o Post e poderemos entrar na CMOS… o Post será carregado na memória em seus primeiros Bits e a memória, a partir de agora, será vista como um segmento de endereços, assim como muitas outras coisas e esse endereço vai estar em hexadecimal. Os dispositivos que antes não eram tão importantes serão os mais importantes, pois o computador precisará dar continuidade ao seu trabalho. Se pensou em um sistema operativo,acertou!!! Mas até ai podem acontecer certos erros, mesmo quando estamos ainda ligando o computador, estaremos sujeitos a erros, sejam eles de sistema operacional ou do hardware.
O HD em si agora vai ser visto como quando estudamos, a partir de trilhas e de setores e a maioria deles não precisa estar com sua inteira integridade, mas a principal que é a trilha, que vai “bootar” o nosso sistema, que se encontra na trilha 0 setor 0, a primeira trilha do primeiro setor, os mais baixos que teremos e não poderemos mexer neles… a única forma de alterar esta parte é na formatação, onde o sistema irá colocar um Loader (já explicarei a importância de existie o “Loader”, mas posso adiantar que não conseguiremos guardar um Kernel neste setor). Dependendo de uma má formatação, este setor poderá ser queimado e é ai que vem a “melhor notícia”… esse disco rígido servirá apenas para guardar dados e ainda “melhor” é quando isso acontece com um notebook.
O nosso O.S. é gravado na memória, ou melhor, o Loader do nosso sistema operativo. Nenhum sistema operacional poderia ter um Kernel maior que 512 byts, que é gravado na memória no segmento 0000:7C00h. Para este Loader chamar o kernel, a parte da memória sempre reserva segmentos em lugares específicos para cada dispositivo, assim como a memória de vídeo, caso você não tenha uma placa de vídeo Off-Board instalado e para a BIOS, entre outros.
Temos uma base de hexadecimal a partir do MsDos nas fotos logo abaixo…
O Kernel então vai chamar os outros componentes, que devem ser processados e gravados na memória. Esta é só a parte de ligar, que é igual, já o desligamento poderá variar de sistema para sistema.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br