A sul coreana Samsung já está na segunda edição de um projeto muito intrigante e útil para a humanidade. Trata-se de um mouse ocular, destinado a pessoas com deficiência que é acionado através dos movimentos dos olhos (piscar, olhar para o lado).
O projeto é o primeiro do mundo nesse sentido e foi idealizado na Coréia do Sul por engenheiros da Samsung de maneira voluntária, ou seja, não estava no script da empresa como meta de negócios. Além de ter a tecnologia com licença de código aberto para que empresas do mundo inteiro possam desenvolver e aperfeiçoá-la, a ideia é ajudar pessoas que antes tinham dificuldades, como é o caso dos portadores de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), a usufruir da tecnologia de uma maneira mais agradável.
Na sua primeira versão, dispositivo lançado em março de 2012, a EYECAN contava com uma espécie de câmera acoplada a um óculos que era utilizada para captar o movimento dos olhos do usuário.
O sistema tem um total de 18 comandos que podem ser personalizados pelo usuário. Nesses comandos estão inclusos cliques, rolagens, duplos cliques, clique direito, copiar, colar, entre outros.
Assista o vídeo do teste da EYECAN ( em Inglês)
No mês de novembro de 2014 , a Samsung lançou a Eyecan+, uma evolução do dispositivo anterior que não necessita mais dos óculos para sustentar os sensores. Dessa vez foi utilizado uma base que ficará fixada abaixo do monitor e funcionará semelhante ao Kinect do Xbox, porém captando o movimento apenas dos olhos.
Para a utilização do Eyecan+ é necessário que o usuário esteja situado entre 60 a 70 centímetros do monitor e não requer uma posição específica, o paciente pode estar sentado ou deitado. A calibração só é necessária na primeira utilização, logo após o dispositivo grava as características do olho de cada usuário. A sensibilidade dos movimentos também pode ser ajustada a qualquer instante.
Os 18 comandos podem ser selecionados apenas com o movimento dos olhos e piscando, o usuário olha para o ícone do comando e pisca uma vez para acioná-lo. É possível também configurar comandos mais complexos como Imprimir (Ctr+P), Fechar (Alt+f4), entre outros.
As melhorias feitas na EYECAN que deram origem a EYECAN+ foram graças a um estudante de pós-graduação em ciência da computação na Universidade Younsei, em Seul, chamado Hyung-Jin Shin. Nascido tetraplégico, Shin ajudou a desenvolver a EYECAN entre 2011 e 2012 e foi fundamental para o desenvolvimento da EYECAN+ pois pilotou o mouse ocular por 17 meses e trabalhou com os engenheiros da Samsung para garantir a variedade crescente de funções e comandos, a praticidade e facilidade de acesso e utilização do dispositivo.
O governo coreano pretende distribuir o dispositivo para todo o país, contribuindo com diversas instituições que tratam de pessoas que não possuem movimento nos membros.
O desenvolvimento de uma tecnologia desse porte não só ajuda pessoas a usufruirem de novas tecnologias, como ajuda na comunicação de pessoas com as mais diversas dificuldades, já que pode utilizar o dispositivo para interagir com o mundo todo.
Esperamos que iniciativas como essa continuem surgindo pelo mundo todo para melhorar cada vez mais a vida das pessoas.
Escreva o que você achou da EYECAN, divulgue para os seus amigos, compartilhe nas redes sociais.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br