Existe uma revolução acontecendo através da chegada e do desenvolvimento de uma nova tecnologia: a impressão 3D. Apesar do impacto que vem causando em todo o mundo, as impressoras 3D ainda são desconhecidas da maioria dos brasileiros.
Impressoras 3D são dispositivos acoplados a um computador de maneira semelhante a uma impressora comum. Os modelos são produzidos por software de computador e enviados para a impressora que vai fazendo finas camadas desde a base até completar a peça na parte mais alta.
No começo as impressoras 3D utilizavam poucos materiais para imprimir, apenas alguns tipos de “plásticos” e isso limitava os seus resultados. Hoje os tipos de materiais estão se diversificando tanto que não podemos enumerar a variedade de coisas que podem ser feitas com essas maravilhas.
Já foram criados itens de vestuário, violão, muitos bonecos, brinquedos e miniaturas das mais diversas, até mesmo armas e casas. Existe ainda a pretensão de se imprimir órgãos humanos e próteses para salvar e auxiliar muitas vidas unindo medicina e tecnologia.
Com as possibilidades que vêm surgindo, as impressoras 3D podem influenciar a moda, o comércio, a produção industrial, e muitos outros setores de maneira drástica.
Posso comprar uma para mim?
Claro que pode! Já existem modelos de impressoras 3D que podem ser facilmente adquiridas em sites pela internet como mercado livre, e-bay e vários sites de fabricantes, até mesmo fabricantes brasileiros e em sites chineses. Os preços (até essa postagem) variam de R$ 1300,00 a R$ 15000,00.
Mas vale lembrar que nem tudo que vemos na internet impresso em 3D pode ser feito em uma impressora dessas. Existem vários tipos de impressoras 3D e muitos tipos de materiais diferentes. Cada impressora é fabricada para trabalhar com um tipo de material e cada uma tem suas limitações e quanto maior a área que a impressora pode imprimir, maior é o seu preço. Portanto não pense que você comprará uma pequena impressora na loja e imprimirá órgãos, armas e coisas semelhantes em casa (a não ser que sejam de plástico).
Uma das maiores utilidades da impressora 3D é a de imprimir protótipos de peças e itens que posteriormente serão produzidos em massa. Antes esses protótipos eram muito trabalhosos para serem desenvolvidos, demandava tempo e como se trata de um protótipo, nem sempre era aprovado de primeira, tendo que ser refeito de diferentes formas até atingir a forma perfeita.
Hoje com a impressão 3D, antes de uma peça ser produzida, podemos criar um protótipo 3D impresso e assim avaliar se o resultado é agradável para depois produzir em grande escala.
Como a impressão 3D ainda é uma tecnologia em ascensão, não temos a dimensão do quanto ela nos afetará no futuro, mas sabemos que poderá mudar radicalmente a forma como fazemos muita coisa.
Em breve teremos mais postagens sobre impressão 3D mostrando novidades, tirando dúvidas e apresentando ideias que envolvem esse novo mundo.
Não se esqueça de compartilhar essa postagem com seus amigos e familiares nas redes sociais.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br