A maioria das pessoas quando pensam em inteligência artificial, pensam em robôs que andam falam e se mexem por vontade própria, como nos filmes, porem o que é inteligência artificial? Ou melhor, é só isso que ela pode fazer? A maioria fica presa dentro dos pensamentos que os filmes nos colocam, mas isso não e tudo o que uma inteligência artificial pode fazer.
Até mesmo pessoas que são do universo da tecnologia acabam tendo algumas dúvidas sobre o assunto, isso parece algo novo e revolucionário, porem começou como um campo experimental nos anos 50 com pioneiros como Allen Newell e Herbert Simon, então mesmo sendo algo que ganhou força e se tornou algo do “futuro”, já vem sendo pensando e testado a muito tempo.
Pensamos que por elas estarem mais presente em nossas vidas, com mais força atualmente, a AI (Inteligência Artificial) é nova, mas não é bem assim… como Ian Morris conta em “why the west rules for now”, tivemos um grande salto no século XVIII que foi justamente quando as máquinas passaram a fazer parte de nossas vidas, mesmo que até então elas não tivessem consciência, foi a partir daí que percebemos que ter maquinas trabalhando para nosso bem comum seria algo revolucionário, que deveríamos extrair mais de sua capacidade. Vale ressaltar também que nesse mesmo século aconteceu a grande revolução industrial e isso se deu por conta das máquinas trabalhando para os humanos, e agora entramos em uma outra era das máquinas que não só realizam o trabalho manual, mas também o mental. Não precisamos mais fazer coisas simples por que temos maquinas ou até mesmo programas que fazem isso por nós, por exemplo um simples programa conhecido por todos como o Excel, ele pode criar tabelas que se atualizam sozinhas (com os dados que são colocados nela) mas mesmo assim se tornou algo indispensável para empresas e até mesmo para pequenos negócios.
Podem estar se perguntando, onde isso se torna inteligência artificial? A inteligência artificial não tem que ser necessariamente algo que fala e anda, um programa simples como o do exemplo faz equações complexas através de comandos dados por nos usuários, e é assim que um programa de inteligência artificial começa, por pequenos comandos que coletam dados e vão se adaptando de acordo com o que for necessário. Podemos ver que mesmo isso sendo algo muito avançado, a ideia e os fundamentos são coisas simples mas juntas se tornam algo complexo que geram um produto bruto que conhecemos por inteligência artificial.
Mas até aí tudo bem… Estamos apenas vendo os fundamentos e teorias, porem onde podemos encontrar inteligência artificial: As mais comuns de se encontrar são em jogos e até mesmo em alguns celulares – um pouco mais modernos. No caso dos jogos, todos os personagens que não são controlados por uma pessoa real são considerados AI e no caso de nossos celulares temos os comandos de voz da Google, por exemplo, que basta simplesmente dar um comando que ela entende e faz as ordens de seus comandados. Todavia sempre tem suas exceções do comando de voz não entender a ordem de voz e faz outra coisa, mas a cada atualização dos softwares, eles se tornam mais eficientes e até chegar o dia em que eles funcionarão perfeitamente.
A própria Google tem seu carro que que necessariamente não precisa de motorista, porem, a lei de alguns lugares faz que precise ter alguém para supervisionar o volante. Então o futuro dos filmes pode estar ainda mais perto do que imaginamos! Esse carro da Google em todo tempo que circulou em algumas grandes cidade praticamente não houve infrações mostrando que as maquinas podem nos ajudar mais do que apenas em tarefas de trabalho e também para nosso conforto, como por exemplo, casas que podem perceber quando tem gente em casa e acender as luzes sozinhas, ligar a TV, entre outras funções, geladeiras que já fazem compras sozinhas sobre pré-programarão do seu dono, aparelhos domésticos e carros inteligentes, parece coisas do futuro, mas já podemos encontrar isso hoje em dia, entretanto ainda é muito caro manter uma infraestrutura dessa.
Hoje em dia podemos encontrar AI’s em diversas áreas, temos programas de TV’s que usam as maquinas contra as pessoas (isso nos Estados Unidos acaba sendo mais comum), temos grandes empresas usando essas maquinas inteligentes para conversar com os clientes e encaminhar os usuários para um atendente especifico ou até mesmo resolver o problema. O mais incrível que podemos encontrar é inteligências artificiais dando suporte na área da medicina, como a IMB Watson faz (uma das mais poderosas maquinas de AI) ajuda a os médicos a diagnosticar doenças.
Porem justamente com o domínio das maquinas sobre nossas vidas existem estudos que com o tempo busca criar um meio de desligar as mesma se der algo errado como acontece em muitos filmes. Todavia, existem muitos estudos que buscam meios de ter um “botão” de emergência a final mesmo isso sendo algo do nosso dia a dia, ainda é algo muito vago para criar algo do gênero, mas é algo que vem sendo pesquisado há muito tempo também, justamente como nos filmes, um dia as maquinas podem se rebelar e devemos estar preparados, isso pode nunca acontecer, mas existem estudos para ajudar caso isso aconteça, então não se desespere!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br