Criada por Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom. Igoe, Gianluca Martino e David Mellis, a placa Arduino é uma plataforma de hardware livre e open-source composta por uma interface USB para ser ligada ao computador e programá-la e/ou interagi-la em tempo real. Desenvolvida na Itália em 2005 com o intuito de diminuir o orçamento de projetos escolares que envolviam sistemas de prototipagem na época a placa Arduino foi um sucesso, chegando a vender 50 mil placas em três anos.
Massimo Banzi, co-fundador da placa Arduino
A programação da placa é feita através de um software (programa de computador) chamado Arduino IDE, que é escrita em Java e utiliza a linguagem de programação C++, linguagem muito conhecida entre os programadores, ou seja, além de ter um “mini computador” em mãos, o usuário vai poder programá-lo facilmente, sendo capaz de fazer um LED acender com apenas dez linhas de código!
O que uma placa Arduino pode fazer?
Como já dito anteriormente aqui no blog da Microcamp, uma placa Arduino pode ser utilizada para vários propósitos, sejam eles lazer e diversão ou trabalho e criação e automatização de funções, tais como a programação e operação de uma impressora 3D (Graber, Prusa, etc), programação e orientação de um Drone (Quadrotor Arduino) e muitas outras coisas, pois, uma placa dessas possui IoT (Internet das Coisas) ou seja, pode interagir com a internet, pode interagir com diversos tipos de motores, GPSs, Displays, Smartphones (Aplicativo para controle do Arduino), TV e até mesmo câmeras digitais, recebendo e transmitindo dados. As possibilidades são infinitas, agora você já sabe o significado desta logo.
Ficou interessado? Então se matricule já no novo curso de Hardware da Microcamp, procure a unidade mais perto de você e não perca tempo, venha para a melhor, venha para a Microcamp!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br