Talvez você já tenha ouvido falar esse nome “QR code”(Quick Response Code). Mas o que é? O ele que faz? Como funciona?
O QR code foi criado em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão, inicialmente para catalogar peças na produção de veículos.
O Uso do QR code é muito parecido com o código de barras, ou seja, você precisa de um leitor que interprete o código e lhe retorne as informações contidas nele. No caso do código de barras, ao ler o código, a máquina retorna informações do produto e o seu preço para ser contabilizado pela máquina do caixa.
A diferença do QR code para o antigo código de barras é que o QR code pode ser lido por vários modelos de celulares através da câmera de fotos e de um software/aplicativo de leitura instalado.
Dentro de um QR code pode conter informações de um produto de uma loja, um site ou email (esses são os mais utilizados hoje em dia), ou até mesmo todas as informações de um cartão de visita. Com o QR code você pode ir direto para o site do fabricante, ou até mesmo gravar o contato de uma pessoa na agenda sem digitar nenhuma palavra ou número.
Se você utiliza android ou IOS(iPhone) pode facilmente encontrar na “Google Play” ou “Apple Store” um aplicativo leitor de QR code para baixar e DE GRAÇA.
Depois de baixado o aplicativo, basta acioná-lo e direcionar a câmera do celular para o QR code que ele fará a leitura rapidamente. Veja na lista a seguir alguns softwares para leitura de QR code http://www.mobile-barcodes.com/qr-code-software/ .
Desde sua criação, o QR code mudou muito e cresceu em termos de capacidade. Dentro de um código antigamente não cabia a quantidade de informações que hoje cabem nas versões mais atuais do QR code. Nas primeiras versões você não conseguia armazenar uma URL muito grande; dentro de um único QR code, hoje já é possível.
Como gerar QR code’s?
Existem já vários sites especializados em transformar informações (sites, e-mails, contato) em um QR Code, em breve estaremos postando um PASSO-A-PASSO de como criar o seu.
Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br