Continuando a saga dos RAID’s , agora vou falar sobre o RAID que muito provavelmente seja o mais adotado pelas empresas nas configurações de HD’s de servidores, que é chamado de RAID 5
Podemos dizer que o RAID 5 é um meio termo entre RAID 0 e RAID 1. Essa técnica une características das duas outras citadas acima: aumenta o desempenho relacionado a velocidade de acesso, também oferece um nível de segurança e ao mesmo tempo em que faz uma redundância, (característica do RAID), também armazena uma espécie de cópia desses arquivos (habilidade ligada ao RAID 1). Mas existe uma diferença: no RAID 5 ela não é uma “cópia exatamente” , mas uma parte desse arquivo e cada parte distribuído entre HD’s separados, podendo ser configurado o tamanho de cada arquivo distribuído. Cada pedaço desse arquivo leva um rótulo ou cabeçalho que define quais são seus pares e por este motivo são indicados por paridade.
Mas não iremos desmerecer o RAID 5 dizendo que ele não tem personalidade própria, rs. É claro que essa incrível técnica tem suas características e vantajosas. Diferentes dos RAID’s vistos anteriormente, esse não depende de pares de HD’s mas você precisa de pelo menos 3 HD’s.
Aconselho sempre o usos de HD’s de mesma capacidade de armazenamento e desempenho de acesso, já que em caso de disco diferentes em capacidade de desempenho teremos percas. Sempre será levado em consideração o disco de menor capacidade, igualando assim os discos seguintes ao mesmo nível de desempenho.
Neste exemplo usaremos 1 HD de 300Gb e 2 de 500Gb
O RAID 5 também tem a capacidade de somar desempenho, aumentando também a performance dos HD’s. Apesar disso, diferente do RAID 0 , ele não tem a mesma capacidade de soma, já que consome 20% de cada HD para armazenar as paridades distribuídas. Mas as percas podem ser menores, levando em consideração que quanto maior o número de HD’s somados, menor será a porcentagem ocupada em cada HD.
Essa técnica representa 25% de nível de segurança, o que significa que se você perder um HD bom, ele continuará funcionando… dando inclusive a possibilidade de substituir esse HD danificado.
Caso você perca 2 HDs, terá todos os seus arquivos perdidos. Lembrando que esse nível de segurança pode mesmo ser subtraído, já que serve apenas para defeitos mecânicos, não garantindo contra o ataque de softwares maliciosos.
Dessa forma essa é uma excelente opção para quem precisa de nível de segurança e desempenho.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br