Memória é um dos componentes básicos de um computador. Existem “níveis” de memória e mesmo dentro desses níveis, existem memórias mais rápidas e mais caras.
Memória principal é um tipo de memória destinado a guardar temporariamente uma informação, por exemplo, enquanto um programa é executado.
Quais podem ser essas memórias primárias? Registradores, memória RAM (Random Access Memory), memória ROM (read-only memory) e memória cache.
As memórias principais podem ser endereçadas diretamente pelo processador, gravando e lendo informações contidas na memória. Memórias primárias são rápidas e voláteis.
Dentre as memórias principais, temos a memória cache, que é um tipo caro de memória, que geralmente fica encapsulada juntamente com o processador, e possui 3 níveis:
L1: o nível mais rápido e mais caro de memória, por isso em menor quantidade. A L1 é dividida em dados e instruções.
L2: é uma memória um pouco menos rápida que a L1, usada em maior quantidade pelos fabricantes de processador, para armazenar instruções usadas frequentemente pelo processador.
A L3 é o terceiro nível da memória cache e é usada em grande quantidade e em processadores com múltiplos núcleos, é dividida entre os núcleos.
Tempo de acesso ao cache varia de acordo com o nível, sendo menor nos níveis mais baixos.
Já a memória virtual ou Swap foi criada para evitar o travamento total do computador quando a memória física é esgotada.
A memória virtual é um espaço reservado no HD (ou outro tipo de memória secundária) que recebe o excesso das informações que não couberam na memória RAM.
Isso possibilitou que os programadores deixassem de se preocupar com a capacidade da memória e que pudessem usar mais memória que a quantidade física existente no computador.
A memória virtual faz também realocação dos endereços, protege para que nenhum processo utilize endereços de memória que não lhe pertença e faz a troca ou paginação, que possibilita que o aplicativo utilize mais memória que o existente.
Claro que a memória virtual é mais lenta que a memória RAM e por isso existe a ideia que mais memória RAM deixa o computador mais rápido, quando na verdade, apenas evita o uso da memória virtual que é mais lenta.
O mesmo ocorre com a memória cache. Mais cache possibilita que mais instruções sejam armazenadas, diminuindo o gargalo no processamento.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br