A sigla APU vem de Accelerated Processing Unit (Unidade de processamento acelerado) e consiste na junção de outra unidade de processamento juntamente com a unidade central (a CPU). Geralmente usa-se o termo APU para identificar a junção de uma CPU com uma GPU OpenCL.
Só para melhorar o entendimento, vale lembrar que a CPU (Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento) corresponde aos processadores tradicionais que utilizamos em nossos Desktops, Notebooks e muitos outros aparelhos e a GPU (Graphics Processing Unit – Unidade de Processamento Gráfico) corresponde aos chips de processamento gráfico que estão presentes em nossas queridas placas de vídeo (seja On-board ou Off-Board) e a junção das duas em um único chip é denominado de APU.
Vantagens e Desvantagens
Ao se trocar o uso do Processador comum (CPU) junto com uma placa de Vídeo por uma simples APU temos as seguintes vantagens:
– Espaço ocupado reduzido (Excelente para dispositivos compactos)
– Baixo consumo de energia em relação as duas peças separadas (Até 50% ou mais)
– Preço bem mais em conta (Algumas placas gráficas são mais caras do que uma única APU)
– A troca de informações entre a CPU e GPU é muito mais rápida por conta da distância entre eles
Até aí parece um mar de rosas, mas e as desvantagens? Confira:
– Ausência de produtos Hi-End. As APUs têm um limite, por ser compacta em relação às gigantes placas de vídeo do mercado que têm poder estrondoso em relação às APUs mais potentes. Para resumir, a APU mais top do mercado não chega perto, em processamento gráfico, das placas de Vídeo Off mais top do mercado.
– Necessita de placa mãe específica. (No caso de Desktops)
– A falta das memórias de vídeo super velozes presentes nas Placas de Vídeos tradicionais.
As principais APUs disponíveis no mercado são a serie A da AMD, os AMD Vision, os processadores Intel com HD Graphics e nos portáteis a NVIDIA vem surpreendendo com o projeto Denver e seus processadores Tegra.
Vale também ressaltar que muitos dos consoles de games dão preferência a esse tipo de processador por ocupar menos espaço.
Essa edição do blog dá um destaque para o Processador A10 7850k da AMD, que até o fechamento dessa postagem, desponta como um dos APUs mais potentes do mercado com 3,7 GHz de velocidade base, Radeon r7 integrada e consegue rodar Battlefield 4 em 1080p a mais de 30FPS, além de tantos outros jogos em excelente qualidade.
Esperamos que a Intel surpreenda com alguma APU em breve para aquecer o mercado.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp. Fique de olho nas novidades, dicas, tutoriais e muito mais!
Aproveite e deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar a postagem nas redes sociais.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br