Hot swap, também chamado de Hot Swapping, cuja tradução literal é “Troca Quente”, é a capacidade de retirar e substituir dispositivos e componentes de uma máquina(computador) sem a necessidade de desligamento ou reinicialização.
O HOT SWAP NÃO PODE SER FEITO EM EQUIPAMENTOS NÃO PREPARADOS PARA EXECUTAR A FUNÇÃO.
O principal item responsável pelo procedimento do HOT SWAP é a fonte de alimentação, pois ela fornece energia e faz monitoramento do sistema. Na maioria dos aparelhos, ao ocorrer um HOT SWAP (troca sem desligar) e o aparelho não o suporta, ele é interpretado como uma sobrecarga ou curto, fazendo com que a fonte “corte” a energia em todos terminais, DESLIGANDO ou TRAVANDO o computador.
Em artigos para servidor, essa já é uma tecnologia antiga conhecida de todos, estando presente principalmente nos dispositivos SCSI, que permitiam a troca de HDD’S e leitores de CD’S/DVD’S sem a necessidade de desligar a máquina.
Para podermos utilizar a mesma tecnologia dos dispositivos SCSI em equipamentos SATA ou IDE, necessitamos comprar equipamentos já preparados para isso e principalmente uma FONTE HOT SWAP, que fará a interpretação correta ao retirarmos o dispositivo sem desligar a máquina. Uma fonte HOT SWAP pode custar entre R$ 800,00 a R$ 2000,00 dependendo da marca e potência.
As gavetas para HDs são uma boa saída para quem quer usufruir do recurso sem gastar tanto, pois elas permitem a troca HDs sem a necessidade de desligamento.
Para um funcionamento perfeito de Hot Swap seria necessário a compra de vários materiais como: Gabinete especial, Controladoras RAID, HD’s hot Swappble(que suportam hot swap) e gavetas para os HD’s.
Hoje, graças às tecnologias de conexão via USB e FIREWIRE, temos vários dispositivos que têm comportamentos bem próximos ao HOT SWAP e que nós chamamos de PLUG N’ PLAY (plugar e tocar). São dispositivos com drivers pré-carregados que ao serem plugados enviam os drivers para o sistema e rapidamente são instalados e prontos para serem utilizados. Exemplos desses dispositivos são: Teclados, Mouse, Pen drive, Cartão de memória e muitos outros.
A nossa esperança é que todos os dispositivos no futuro possam ser removidos e trocados sem a necessidade de desligamento ou reinicialização, facilitando assim a vida de todos. Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre o hot swap.
Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e marcar seus amigos.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br