DRONE é, com certeza, um dos assuntos de tecnologia que mais ganha destaque nos últimos anos.
O Drone (Zangão em inglês), também chamado de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ou em inglês UAV (Unmanned Aerial Vehicle), trata-se de uma aeronave não tripulada que pode ser controlada a distância por humanos ou por sistemas programáveis e podem ser supervisionadas sem a necessidade que alguém esteja a bordo.
Os primeiros DRONES foram idealizados para uso militar inspirados em bombas voadoras alemãs em fusão com os “amáveis” aeromodelos rádio-controlados. Eles eram utilizados em missões consideradas perigosas e principalmente para trabalhos de vigilância.
Os Estados Unidos são liderança em investimentos e uso da tecnologia de Drones para fins militares. Só em 2012 foram 506 mísseis disparados por Drones no Afeganistão.
Os drones de uso militar geralmente têm tamanho mais avantajado para poderem carregar dispositivos militares e principalmente armas e bombas.
Drones militares
Os DRONES do dia-a-dia
Os Drones deixaram de ser um artefato de uso exclusivo militar e começaram a despertar o interesse de muitas empresas ao redor do mundo, fazendo com que apareçam muitos modelos para uso civil e até mesmo doméstico.
Na área da vigilância, os drones se tornaram parceiros da polícia, bombeiros e vários outros setores que utilizam as aeronaves para supervisionarem áreas mais complexas como as nossas fronteiras do nosso querido BRASIL.
Na agricultura os DRONES são utilizados para a chamada “Agricultura de precisão” que o utiliza para supervisionar o solo e o clima.
Empresas como Amazon, Google e muitas outras pelo mundo já estão utilizando DRONES para fazer entregas de mercadorias. Isso mesmo! Entrega de mercadorias por aeronave, geralmente pesando menos de 2,2 Kg, que chegam muito mais rápido pelo ar.
O uso mais popular dos DRONES é para filmagens de locais de difícil acesso e captura de imagens aéreas com muito mais facilidade, além de poder filmar aves em pleno voo.
O uso dos DRONES já está se intensificando tanto que alguns países, como a Austrália, já tomaram providências de elaborar leis que regulamentam o uso das aeronaves e intensificam o investimento nessa tecnologia.
No Brasil ainda não temos leis que regulamentam o uso dos DRONES, mas já fazemos uso da tecnologia em alguns setores, porém, ainda é pouco comparado aos países de primeiro mundo. Esperamos que possamos ter uma atenção maior a essa tecnologia e assim possamos aproveitá-la da melhor maneira.
Hoje os DRONES podem ser comprados nos formatos de Helicópteros, quadricópteros e muitos outros formatos, como se fossem verdadeiros BRINQUEDOS eletrônicos. Muitos sites chineses estão recheados desses produtos com preços acessíveis a maioria das classes. Isso está levando muitas pessoas a comprarem DRONES apenas para entretenimento familiar.
Seja qual for o uso do DRONE, sabemos que ele pode facilitar muitas atividades e pode ser muito útil para a humanidade se utilizado da maneira correta. Agora é esperar para ver a tecnologia fluir em nossas terras.
Em breve voltaremos a falar mais sobre DRONES do BRASIL e do mundo.
Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares nas redes sociais e qualquer dúvida ou sugestão use o campo de comentários abaixo.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br