Esse fim de semana eu estava tentando usar um notebook, um netbook na verdade, com atom, 2 GB de ram DDR3, 320GB de HD e windows 7 64 bits. Mas imagina um computador lento! Agora coloca um pouco mais de lentidão. Era como estava esse netbook, pior que uma carroça. Do nada o uso da memória ia a 100% e do processador também. Cheguei a pensar que o computador estivesse com algum problema de hardware.
Acabei percebendo que o computador estava com vírus, que quem usava antes, entupiu o brinquedo de malware e decidi formatar. Eu já tenho um computador com windows e decidi testar o Ubuntu 14.04 LTS que é a última versão Long Term Support do Ubuntu disponível.
LTS significa que a versão tem ciclo de suporte de 5 anos, o que faz com que as pessoas tenham estabilidade por mais tempo, atualizações e mantenham um padrão.
A versão 14.04 LTS recebe o nome Trusty Tahr (que em inglês significa algo como “cabra de confiança”).
Quais foram minhas impressões?
- O Ubuntu continua muito fácil e simples de instalar
- Se tem internet disponível, ele se conecta à rede e faz as atualizações durante a instalação
- Você tem a opção de pedir pra entrar automaticamente ou pra pedir senha ao iniciar o sistema
- A instalação é rápida e clara
- Quando o sistema inicia, ele é limpo
- O uso dos recursos de hardware é otimizado
- Os softwares instalados são úteis
- O ambiente de trabalho é limpo e simples de usar
Uma das coisas que eu achei mais legal é que ele está com suporte à alta resolução de tela… Alta não, gigantescas. Tem até alguns perfis pré-definidos, como: 2880×1800, 2560×1600, 3200×1800.
Sabe aquela pesquisa que no windows todo mundo acha um máximo na barrinha charm? Bom, ela já existia no ubuntu há um tempão e no ubuntu 14.04 está bem mais bonita e sofisticada.
Ele vem com o LibreOffice e o Firefox por padrão, a instalação do chromium é bem simples, assim como a do Gimp e Inkscape que não vêm por padrão.
A Versão 15.04 vem com várias opções de drivers proprietários, o que deve ser padrão na próxima LTS, mas não é nessa.
Novidades grandes mesmo a 14.04 LTS não traz muitas, nem nada surpreendentemente inovador. Traz o Kernel na versão 3.13 e o Xorg 15. Coisas simples mas que trabalham pra melhorar e muito o desempenho, mantendo a estabilidade do SO.
Ei aí, topa o desafio de testar?
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br