Por Rogério Costa
Atualmente, uma grande quantidade de siglas tem invadido a vida dos usuários. E quando nos referimos a monitores e TVs, você sabe o que cada um desses nomes, muito citados em comerciais, quer dizer?
Durante muitos anos os monitores e televisores foram fabricados com tecnologia CRT — cathode ray tube, que em português significa “tubo de raios catódicos” — que possuem desvantagens como o maior consumo de energia, o tamanho desproporcional e alguns monitores feitos com material radiativo, como o tório que pode causar danos à saúde quando são descartados de forma irresponsável.
O display de cristal líquido — LCD (em inglês liquid crystal display) foi a primeira tecnologia na evolução dos monitores. O display é constituído de minúsculas células onde pode ser aplicado um campo magnético ao líquido presente no fundo da tela. Uma lâmpada fluorescente fica acesa o tempo todo e os cristais controlam o fluxo de Robe de soirée violette Robe demoiselle d’honneur que deve passar para a tela. Entre suas vantagens está a leveza, a portabilidade, o custo na fabricação em larga escala e o baixo consumo de energia elétrica, o que lhe permite um uso maior em equipamentos portáteis como monitores desktop, laptops, smartphones, dentro de cockipts de aeronaves, relógios e até calculadoras.
Em 2008 as vendas mundiais de televisores com telas de LCD superaram a venda de CRT. Uma desvantagem é o ângulo limitado a uma visão perpendicular (90º), sofrendo com o problema da tela preta ao se afastar lateralmente, embora isso aconteça apenas em modelos mais antigos. Hoje, a maioria dos monitores de LCD chega a 178º de visão.
Uma tela de plasma é um dispositivo baseado na tecnologia de painéis de Plasma Display Panel (PDP), que sofreu avanço de tecnologia com a chegada da televisão de alta definição (HDTV). O funcionamento baseia-se na ionização de gases nobres (plasma) contidos em minúsculas células revestidas por fósforo. Na prática, isso significa que uma TV de LCD emite mais luz, e uma TV de plasma tende a ter uma imagem mais opaca quando colocada em lugares externos e em ambientes mais iluminados. Mas uma TV ou monitor de plasma apresenta cores mais vivas e são perfeitas para um ambiente home-theater.
A LED TV ou monitor é uma tecnologia que consiste no uso de emissor de luz mais econômico e com melhor definição de imagem que a de um LCD. Essa tecnologia consiste em se trabalhar com diodos emissores de luz, que ao contrário do LCD, emite iluminação das laterais para o centro. A economia com um monitor de led é 40% maior que de um LCD. As cores são mais ricas e apresentam melhor contraste. O fato é que a TV/monitor de led apresenta recursos cada vez mais atraentes como entrada USB, portas HDMI e até HDs — antes presentes somente em equipamentos para uso em PCs —, com isso as duas plataformas TV e MONITORES estão cada vez mais unidas e em breve compraremos como sendo uma coisa só, de acordo com nossa necessidade, seja para utilizar como monitor de computador ou como televisão.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br