Uma memória defeituosa pode ser o motivo de muita dor de cabeça para o usuário: travamentos, tela azul, lentidão, desligamento do PC, entre outros.
Os sintomas de uma memória RAM defeituosa são muito parecidos com sintomas de erros de S.O., Placa Mãe com defeito e até mesmo de Processador com defeito. Por isso é muito difícil identificar um módulo de memória defeituoso apenas observando o comportamento de uma máquina.
Antes de entendermos como fazer um teste correto da memória RAM, é necessário lembrar que os processadores são testados na fábrica e geralmente descartados quando apresentam defeitos. Portanto, diferentemente das memórias, os processadores dificilmente apresentam defeitos de fabricação (a não ser o aquecimento); já as memórias são campeãs nesse tipo de ocorrência, por isso, antes de dar qualquer laudo técnico é melhor executar os testes.
Para executar um bom teste e averiguar a integridade dos módulos de memória instalados, é necessário o uso de bons softwares para a tarefa, executando tudo de maneira automatizada e mais eficaz possível. Existem muitos softwares desse gênero no mercado, porém o mais conhecido e prático é o Memtest86 que está disponível no link: http://www.memtest86.com/ ou baixe a versão Memtest86+ http://www.memtest.org/ (em breve postaremos mais detalhes sobre as versões).
Daremos ênfase ao Memtest86 nessa postagem por ser um programa de código aberto, pequeno e automático.
Após feito o download do programa, é necessário fazer um disco de boot e inicializar através desse disco para poder rodar o software corretamente. Se você tiver dificuldade em fazer um CD bootável ou pendrive, recomendo o uso do CD Hirens Boot que já vem com o programa Memtest86, além de tantos outros softwares favoráveis à manutenção.
Ao rodar o Memtest86, ele inicia uma bateria de 9 tipos de testes diferentes, cada um com suas peculiaridades para identificar erros no módulo de memória. Os quatro primeiros são simples e rápidos, os outros 5 são testes mais complexos e que demandam mais tempo.
Basta ficar de olho na coluna “Error” para saber se há e qual a quantidade de erros encontrados nos módulos de memória.
Os testes do Memtest86 trabalham em loop eterno, ou seja, ele continuará realizando os testes até que seja interrompido pelo usuário. Mesmo assim é aconselhável que o usuário tenha paciência e deixe o teste com tempo suficiente para fazer os testes mais longos (na maioria das vezes é bom deixar rodando em loop na madrugada e ver os resultados no outro dia).
Após os testes, aperte a tecla “5” para ter um sumário com todo dos erros encontrados.
Caso algum erro for identificado, é aconselhável a TROCA DO MÓDULO DE MEMÓRIA e refazer o teste para analisar o novo módulo (lembrando que o dano pode estar no slot da placa mãe). Mas não jogue fora o módulo de memória antes de testá-lo em outro PC.
Algumas distribuições LINUX possuem, por padrão, o programa Memtest86 que pode ser acionado durante o processo de boot, sem a necessidade de instalação adicional, ele está sempre lá disponível para uso.
Caso você já tenha algum Cd de linux em casa, pode utilizá-lo sem a necessidade de fazer uma nova mídia somente para o teste de memória.
Espero que tenham gostado da postagem, em breve voltaremos com mais assuntos e quem sabe com mais possibilidades para esse e outros problemas.
Não se esqueça de compartilhar essa postagem nas suas redes sociais e marcar seus amigos e parentes.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br