Qual a Origem da Palavra Criptografia?
A palavra criptografia, assim como muitas outras do nosso idioma, deriva do grego. Grafia significa escrita (gráphein em grego) e Cripto é escondido (kryptós) ou seja, escrita oculta ou escondida. Criptografia é, então, quando uma informação é ocultada de alguma maneira.
O que é, como e onde é usada?
É comum crianças brincarem de codificar mensagens, usando a língua do pe, cantando músicas que escondem palavras, trocando letras por símbolos em diários. Todas essas são técnicas simples de criptografia. Uma brincadeira de troca de letras é usar as palavras tênis e polar para inverter letras em um frase, dessa maneira:
Ou seja, quando aparecer a letra T, troca-se pela letra P e quando aparecer a R, troca-se pela S e vice-versa, de acordo com as correspondentes. Observe a frase
“É preciso amar, as pessoas como se não houvesse amanhã”
Usando a chave de criptografia acima, ela ficaria assim:
“ O tsocare imis, ir torreir ceme ro lie heuvorro imilhi”
Mas o que isso tem a ver com criptografia usada em informática? Tem tudo a ver. Assim como essa criptografia primitiva, a segurança da informação utiliza de uma chave para esconder informações. Só é possível decodificar se o destinatário tiver a chave usada pelo remetente para esconder a informação.
É comum confundir criptografia com esteganografia. Esteganografia é ocultar uma mensagem dentro de outra, enquanto a criptografia transforma a informação em algo ilegível.
O estudo da criptografia é chamado criptoanálise e o da esteganografia é chamado esteganálise.
Os métodos mais comuns de criptografia são com chave simétrica, onde há apenas uma chave para criptografar e decriptar; e chave assimétrica, onde são usadas duas chaves, uma pública e uma privada.
Um dos algoritmos de criptografia mais conhecidos é a cifra de César. Essa técnica consiste em trocar uma letra do alfabeto por uma letra 3 casas à frente. Dizem que a cifra de César foi responsável por enganar muita gente no império romano.
Hoje a criptografia é um embaralhamento digital de bits, ocultando e mantendo seguros dados bancários, contas de emails, redes sociais e muitas outras informações que circulam na web. Em próximos artigos falaremos de chaves públicas e privadas e outros tipos de segurança digital. Entender o porquê e como a segurança funciona é um passo para manter computadores e redes protegidas.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Hardware Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br